Categories: Blog

O novo perfil do advogado

Atualmente, existem no Brasil cerca de 800 000 advogados atuantes e mais de 1 000 faculdades de Direito. Por ano, formam-se em média 85 000 bacharéis na área. Diante desse cenário, cabe refletir sobre qual perfil de advogado o mercado de trabalho busca.

A discussão faz-se importante porque nem todo estudante de Direito aprende na faculdade a desenvolver quatro competências que são importantes para o exercício da atividade hoje em dia: facilidade para encontrar informação de qualidade, capacidade de prevenir e resolver problemas, ser proativo e ter uma boa rede de relacionamentos. Parecem coisas óbvias, mas ainda estão em falta no mercado.

Além disso, qualidades difíceis de mensurar, como bom senso, gentileza e boas maneiras, são essenciais a todo profissional que deseja se relacionar com pessoas e novos clientes. O profissional atual do Direito deve ser capaz de fazer análises globais das questões. É dessa maneira que ele poderá buscar a solução mais adequada ao seu caso, mediante o aprofundamento seletivo dos aspectos e das circunstâncias mais importantes envolvidas.

O mercado também demanda o desenvolvimento de uma formação interdisciplinar que envolva, por exemplo, finanças, contabilidade, administração ou economia. A visão de negócios e o pensamento empreendedor permitem ao advogado atuar como um verdadeiro gestor de assuntos jurídicos. Tais características estão ligadas à advocacia moderna, e a exigência delas cresce a ritmo constante.

Algumas faculdades de Direito passaram a oferecer disciplinas não jurídicas, mas de alta relevância para a atuação do advogado, como análise econômica do Direito, negociação, project finance e marketing.

Trata-se de uma mudança de mentalidade. Com criatividade e inovação, escritórios de advocacia e modernas faculdades caminham para se tornar centros de profissionais com formação autônoma e multidisciplinar. Como resultado direto dessa nova dinâmica, muitos escritórios já dispõem em suas equipes de advogados executivos responsáveis por gerenciar profissionalmente suas atividades e negócios.

Não há fórmulas prontas para o sucesso. No entanto, percebe-se, no caminho daqueles que se destacam, a combinação das habilidades acima identificadas. Com isso, os jovens advogados estarão aptos para lidar melhor com novas demandas, áreas e contextos que estão por vir.

Tópicos: Advogados, Carreira e Salários, Carreira, Profissões

Rafael Alves de Almeida, da VOCÊ S/A – http://exame.abril.com.br/revista-voce-sa/edicoes/174/noticias/o-novo-perfil-do-advogado

ADVOSITE

Recent Posts

Desmistificando o Marketing Jurídico: Estratégias e Insights de Advogados de Sucesso

Desvende os mitos em torno do marketing jurídico com as experiências de Pedro Coutinho e…

2 meses ago

Está na hora de repensar o seu site mobile

Você já se perguntou por que os sites desenvolvidos para plataforma mobile são melhores que…

6 meses ago

Estratégias de SEO para posicionar um site para os termos relacionados a oportunidades tributárias para clínicas médicas e odontológicas

Os termos relacionados a oportunidades tributárias para clínicas médicas e odontológicas são bastante competitivos, pois…

6 meses ago

O Guia Definitivo para Advogados Criminalistas: Recursos de Marketing Digital

Introdução: Em um mundo cada vez mais digital, a presença online tornou-se fundamental para profissionais…

6 meses ago

3 principais razões de bloqueio da sua campanha no Google Ads e como evitá-los

Campanhas de anúncios para advogados podem ser bloqueadas pelo Google Ads por uma variedade de…

10 meses ago

Como adicionar domínio na Whitelist do Hotmail

Caso seu site tenha um formulário de contatos e que o destino seja um e-mail…

11 meses ago