Respire fundo, todos. Apesar do surto de COVID-19 e da desaceleração econômica generalizada, o setor jurídico não está entrando em colapso. A necessidade de serviços jurídicos de qualidade é mais diversa do que nunca. Não vai a lugar nenhum. Na verdade, a pesquisa da McKinsey mostra que os escritórios de advocacia têm sido particularmente adequados para “resistir” às crises econômicas ao longo da história recente.
Dito isso, o mundo do direito e do marketing jurídico não ficou imune ao “caráter sem precedentes” de 2020. Além dos impactos profundos, mas inacabados, do COVID-19, o setor jurídico está passando por outras mudanças profundas provocadas pela tecnologia e a mudança na demanda do consumidor que não pode ser negligenciada.
Muitas empresas, por exemplo, estão “terceirizando” a revisão de documentos, pesquisas e redações jurídicas para preservar suas margens. Os modelos de entrega também estão mudando, com chamadas de clientes, descoberta e outros serviços tradicionalmente pessoais que se movem 100% online – estimulados, sem dúvida, por questões de saúde e segurança causadas pelo COVID-19. E os novos serviços “faça você mesmo online”, como LegalZoom, estão se mostrando perturbadores.
Finalmente, e à luz das atuais questões políticas e sociais, as áreas de atuação estão sob demanda crescente, como falências e reestruturações, financiamento de dívidas, trabalho e emprego, e assim por diante.
Tal como aconteceu com as desacelerações anteriores, a flexibilidade é fundamental para os escritórios de advocacia que esperam não apenas resistir à tempestade, mas também emergir mais fortes do outro lado. Isso exigirá alguma criatividade, atenção ao branding e conteúdo digital e uma vontade de introduzir novas estratégias para atrair (e manter!) Clientes.
Com base em nosso extenso trabalho de execução de estratégias de marketing e SEO para escritórios de advocacia , reunimos o que acreditamos ser sete das tendências de marketing digital mais urgentes que o setor jurídico enfrenta em 2021 – tendências que moldarão nossa abordagem única para nossos valiosos clientes na área jurídica.
Existem muitas opções para os clientes em potencial perderem tempo com empresas que não os colocam em primeiro lugar. Em termos de marketing , veja como “colocar o cliente em primeiro lugar” pode ser:
Existem toneladas de escritórios de advocacia e serviços por aí, então o Google tem que ser realmente bom em conectar as pessoas com os resultados de pesquisa certos. Uma das maneiras mais importantes de fazer isso em 2021 é usando a pesquisa semântica. É assim que os mecanismos de pesquisa usam todos os dados disponíveis para determinar o contexto, a intenção e o significado de que precisam para conectar as pessoas com o conteúdo mais relevante e completo possível.
Tudo se resume a como e por que seus clientes em potencial estão procurando por você. Que respostas, informações ou experiência eles procuram e em que área do direito? Aqui estão alguns princípios simples que suas equipes podem seguir quando se trata de pesquisa semântica:
Muitos escritórios de advocacia de pequeno e médio porte atendem áreas geográficas específicas devido à sua localização física. Não é surpresa que eles precisem criar consciência e gerar oportunidades em seus mercados locais. Graças ao rápido crescimento da pesquisa local, os profissionais de marketing legal têm uma grande oportunidade de alcançar públicos locais e se diferenciar da concorrência.
Em 2017, a Think With Google estimou que a pesquisa local estava crescendo 150% ano após ano (YoY). Hoje, essa tendência apenas acelerou o aumento do peso de coisas como avaliações e listagens de empresas para algoritmos de pesquisa local. Segundo algumas estimativas, quase 50% de todas as pesquisas do Google têm intenção local .
Simplificando, quando as pessoas procuram serviços jurídicos em sua área geográfica, você deseja ter certeza de que seu conteúdo sofisticado, A + e de marca apareça, incluindo informações comerciais, fotos e comentários. Aqui estão algumas maneiras de fazer isso acontecer:
Se você está procurando mais conselhos sobre como otimizar sua estratégia de SEO local, leia nosso artigo “O que é conteúdo otimizado para SEO e como criá-lo de maneira eficaz em 2021”.
Em outras palavras, preste muita atenção à experiência do usuário (UX), um componente crítico das estratégias de marketing focadas no cliente. Em alto nível, isso significa projetar, testar e refinar quaisquer interações com suas entidades digitais da maneira mais fácil e profissional possível. Isso inclui pesquisar por você no Google, consultas de agendamento para o seu site ou até mesmo fazer chamada no whatsapp. E quanto a transferências de arquivos, chatbots ou perguntas frequentes? Tudo precisa ser limpo, simples e direto.
Aqui estão algumas práticas recomendadas para escritórios de advocacia que tentam oferecer uma UX melhor em seus sites:
Seus clientes não apenas agradecerão por sua experiência de usuário estelar, mas também os mecanismos de pesquisa do Google. De acordo com uma postagem no blog da Central do webmaster do Google em maio de 2020 , a Pesquisa do Google agora levará em consideração todos os tipos de sinais de experiência do usuário em suas classificações, incluindo o novo Core Web Vitals . Com essas atualizações em seu algoritmo de pesquisa, o Google está sinalizando uma maior ênfase em experiências “encantadoras” na web para as pessoas .
Isso significa sites que carregam rápido, facilitam a localização de informações e funcionam bem em dispositivos e plataformas. Os sites que podem fornecer esse calibre de experiência do usuário serão recompensados com melhor visibilidade de pesquisa, que é definitivamente algo que você desejará para sua prática jurídica em 2021 (e além).
No mundo da publicidade pay-per-click (PPC), o Google Ads é um padrão ouro. A capacidade de anunciar no mecanismo de pesquisa mais usado do mundo – para atingir potencialmente esse volume de pessoas todos os meses – pode gerar retornos tremendos. Também cria muita competição.
Na verdade, muitos escritórios de advocacia nos procuram citando o custo crescente do Google Ads e constantemente maximizando as impressões. E embora ainda existam muitas táticas eficazes do Google Ads, geralmente recomendamos considerar mais investimento em anúncios do Facebook.
Por quê? Bem, desde o início de 2020, o custo por clique (CPC) global para anúncios do Facebook caiu , assim como os custos de publicidade do Facebook em geral. E as opções disponíveis para os anunciantes do Facebook nunca foram tão amplas. A tecnologia e os recursos são impressionantes. Acreditamos que os anúncios em vídeo fazem muito sentido para escritórios de advocacia. E você pode querer dar uma olhada no Facebook Mobile Studio , que inclui um rico conjunto de recursos para a criação de anúncios móveis matadores, incluindo melhorias de imagem, pequenos anúncios em vídeo e histórias animadas.
Por mais empolgantes que sejam esses formatos, o Facebook não é isento de riscos. O Facebook e seu CEO, Mark Zuckerberg, têm se envolvido regularmente em polêmicas em torno da privacidade de dados. Ao longo de 2020, um número crescente de pessoas e marcas expressou sua desconfiança e desagrado com o gigante da mídia social boicotando a plataforma por completo. Na verdade, grandes marcas, como North Face, REI, Starbucks, Unilever, Verizon e, mais recentemente , Disney , reduziram drasticamente os gastos com publicidade no Facebook em resposta às formas como o Facebook está lidando com anúncios políticos, checagem de fatos e discurso de ódio .
Como profissionais de marketing no espaço jurídico, esse tipo de controvérsia provavelmente levantará uma sobrancelha. E é algo sobre o qual alertamos todos os nossos clientes, então tenha cuidado quando se trata de investir em anúncios do Facebook.
Por mais ricas e informativas que possam ser, as postagens de blog por si só não são mais adequadas. Em vez disso, os escritórios de advocacia precisam priorizar o cliente em relação ao conteúdo que traga todo o rico conhecimento e expertise jurídica aos clientes, nos canais e mídias de sua preferência.
Hoje, as pessoas desejam simplicidade, interatividade e disponibilidade entre plataformas. Se eles não conseguirem encontrar usando uma busca rápida no Google ou em sua plataforma de jornal – Instagram, Facebook, Twitter e assim por diante – eles seguirão em frente rapidamente. Como um comerciante no espaço jurídico , responder a essas demandas em constante mudança do consumidor requer abertura para se manter atualizado com as novas tecnologias.
No Advosite, gostamos de recomendar a arte do reaproveitamento inteligente, independentemente do tipo de conteúdo que faz mais sentido para nossos clientes de advocacia. Ou seja, construa um ativo de maior toque e formato mais longo em torno de um tópico fundamental e, em seguida, redirecione esse conteúdo em subtópicos e tipos de conteúdo menores. Uma postagem de blog de formato longo pode se tornar parte de um ebook, cópia de mídia social ou até mesmo de um script de vídeo. Uma entrevista de webinar pode ser dividida em vídeos curtos e discretos que podem ser usados em uma campanha do Instagram.
Existem alguns tipos de conteúdo em que os escritórios de advocacia, especificamente, devem considerar investir:
Começamos esta lista colocando o cliente em primeiro lugar e terminaremos com como lembrá-los regularmente de que você está aqui para ajudá-los. Estou falando sobre a reputação da marca de sua empresa . Construir uma marca forte é uma prática contínua que requer atenção regular e inovação constante. É também uma excelente maneira de construir autoridade em um mercado barulhento, inspirar confiança ao cliente e enfrentar as condições incertas que provavelmente seguirão a profissão de advogado até 2021.
Felizmente, os escritórios de advocacia fornecem um serviço valioso às suas comunidades locais, o que traz muitas oportunidades para a construção do reconhecimento da marca, tais como:
Concentrando-se primeiro em sua comunidade, você desenvolverá uma reputação de marca na qual pode ser confiável e confiável. Quando as pessoas acreditam nisso, com certeza compartilham a palavra.
O mundo jurídico dificilmente está imune à incerteza e às mensagens conflitantes que recentemente caracterizam nosso mundo mais amplo. Freqüentemente, os escritórios de advocacia estão no centro de ajudar as pessoas e empresas a navegar por tudo, especialmente quando surgem obstáculos.
Isso é o que acreditamos que será o marketing para escritórios de advocacia em 2021. As empresas que podem colocar as necessidades do cliente no centro de tudo o que fazem, ao mesmo tempo que são flexíveis o suficiente para suportar as mudanças na dinâmica do mercado e novas tendências de marketing, irão prosperar. As sete tendências detalhadas acima são certamente bons lugares para começar.
Descubra a diferença entre site e landing page neste guia completo. Entenda como cada um…
Desvende os mitos em torno do marketing jurídico com as experiências de Pedro Coutinho e…
Você já se perguntou por que os sites desenvolvidos para plataforma mobile são melhores que…
Os termos relacionados a oportunidades tributárias para clínicas médicas e odontológicas são bastante competitivos, pois…
Introdução: Em um mundo cada vez mais digital, a presença online tornou-se fundamental para profissionais…
Campanhas de anúncios para advogados podem ser bloqueadas pelo Google Ads por uma variedade de…