O que é conteúdo otimizado para SEO e como criá-lo de maneira eficaz em 2021

  • Post category:Blog
You are currently viewing O que é conteúdo otimizado para SEO e como criá-lo de maneira eficaz em 2021

Ao criar conteúdo para seu site, você tem muitas opções para lidar. Depende do seu nicho, de quais assuntos você quer falar e do seu tempo. Você pode ir com o conteúdo de formato longo ou curto, ou simplesmente ambos, conforme as circunstâncias.

Quando se trata de conteúdo mais longo, você pode ter dúvidas sobre quando é o momento certo para usar o conteúdo de formato longo e como você pode produzi-lo para poder acompanhar sua programação de postagem e tendências globais.

Neste artigo, você aprenderá sobre os benefícios do conteúdo de formato longo e como criar postagens longas que as pessoas tenham paciência para ler.

O que é conteúdo otimizado para SEO?

Em primeiro lugar, precisamos definir “conteúdo de formato longo” para que você saiba exatamente a que estamos nos referindo.

O conteúdo otimizado para SEO é um artigo ou post com mais de 1.000 palavras ( como este ), mas é seguro dizer que geralmente contém cerca de 2.000 palavras ou mais. Dependendo de sua complexidade, pode atingir uma contagem de palavras mais alta, mas não há limite para a extremidade superior.

Que tipo de conteúdo otimizado para SEO você pode escrever? Vejamos alguns exemplos:

  • Guias e tutoriais
  • Listar postagens e resumos
  • Estudos de caso
  • Entrevistas
  • Analytics e estatísticas
  • Artigos de jornais e revistas
  • Documentação

Por que usar conteúdo otimizado para SEO?

É justo se perguntar “As pessoas ainda leem conteúdo de formato otimizado para SEO ?” ou “As pessoas ainda têm paciência para ler um grande conteúdo?”. A resposta é sim para ambas as perguntas. Se alguém tiver um grande interesse em um tópico específico, eles usarão seu tempo para aprender mais sobre ele, especialmente se isso lhe apresentar um monte de coisas novas.

Vários blogs da indústria de marketing analisaram a importância do conteúdo otimizado para SEO em profundidade e apresentaram algumas estatísticas que nos mostram por que ele ainda prevalece:

  • Se um artigo tiver entre 2.250 e 2.500 palavras, obterá mais tráfego orgânico do que um mais curto, em média.
  • Ao pesquisar no Google, você notará que os artigos que se classificam na primeira página têm em média 1.890 palavras. Isso porque o Google adora mais o conteúdo otimizado para SEO.
  • O conteúdo de formato otimizado para SEO obtém 77,2% mais backlinks (dados) do que o conteúdo de formato curto.
  • Mesmo nas redes sociais, o conteúdo otimizado para SEO recebe mais compartilhamentos.

Conteúdo de formato longo otimizado para SEO versus conteúdo de formato curto

Mas, afinal, o que é conteúdo de formato curto? Bem, você adivinhou. É o oposto do conteúdo de formato longo. Isso significa que é um artigo de qualquer tipo que contém menos de 1.000 palavras.

Alguns exemplos concretos de conteúdo abreviado são:

  • Artigos curtos , como anúncios, receitas, atualizações rápidas sobre lançamentos ou mudanças, listas breves, etc.
  • Novos artigos
  • Infográficos ou várias postagens visuais
  • Postagens nas redes sociais

Como criar conteúdo otimizado para SEO

Criar conteúdo otimizado para SEO pode parecer assustador porque requer tempo, brainstorming e motivação para escrever muito. Você também pode achar que é difícil cobrir um tópico com tantas palavras quando alguns parágrafos seriam suficientes.

Na verdade, você pode dar um grande destaque a um tópico aparentemente simples adicionando novos elementos e informações valiosas. É que requer mais pesquisa e tempo de sua parte para escrever um artigo completo.

Veja como criar um artigo longo:

Encontre um bom tópico ou assunto e um formato adequado

Em primeiro lugar, você precisa pesquisar e encontrar um tópico que seja do interesse de seus leitores. Você pode usar ferramentas de pesquisa de palavras-chave para verificar sua popularidade e, assim que tiver a palavra-chave, precisará pensar em um ângulo a partir do qual deseja abordar o tópico.

Depois que esses dois forem definidos, você deve pensar em um formato de postagem que melhor mostre suas intenções. Você pode ir com um tutorial, um resumo, uma comparação, uma revisão, um editorial, um checklist ou qualquer formato que possa colocar o seu tópico em destaque.

Direcione para um público e defina uma meta para o artigo

Não negligencie o objetivo de sua postagem e o público ao qual deseja dirigi-la . É importante se perguntar por que o está escrevendo, porque, a longo prazo, construir um público fiel realmente depende do que você os atende e do nicho que planeja atacar.

Se você já tem um nicho, pergunte-se o que seu artigo trará de novo para seus leitores e por que eles o leriam. O que isso acrescenta à discussão que convenceria as pessoas a reservar um tempo de seus dias para lê-lo?

Planeje a estrutura antes de começar a escrever

Depois de ter os primeiros passos 100% esclarecidos, é hora de seguir em frente e escrever a estrutura do artigo. Descreva as seções que deseja incluir e o que exatamente você irá destacar em cada seção. Pense em um título funcional , um layout potencial e outros elementos que você acha que podem agregar valor à postagem.

Dessa forma, você evitará perder tempo sem saber o que fazer com as grandes quantidades de dados coletados.

Planeje a estratégia de pesquisa

Com base no formato que você escolher para seu próximo artigo, é bom planejar com antecedência e deixar claro como você poderá reunir todas as informações essenciais de que precisa para uma ótima postagem.

Anote o que é fácil de obter (por exemplo, as informações que dependem exclusivamente de você) e o que pode demorar mais ou pode ser mais difícil de conseguir (por exemplo, informações que vêm de outras pessoas, o que torna esta parte dependente de fontes externas).

Use estatísticas e fatos comprovados

Para tornar seu artigo confiável, você não precisa apenas compartilhar sua opinião sobre um tópico. As pessoas querem fatos reais, então sempre que você estiver afirmando algo que deixe espaço para interpretação, certifique-se de vincular à fonte original da pesquisa ou estudo que você está citando.

Incluir recursos visuais

Nem é preciso dizer que um artigo desse tamanho deve conter imagens, pois isso o tornará mais envolvente e fácil de seguir.

Além das imagens relevantes, você também pode incluir outros recursos visuais, como tabelas , gráficos e tabelas , ilustrações, infográficos , imagens de texto, capturas de tela, GIFs e qualquer outra coisa que seja relevante e interessante para o seu público.

Use títulos e elementos de design

Além do componente visual, você precisa ter certeza de que seu texto não está lotado. Dividi-lo em seções e vários parágrafos mais curtos proporcionará aos leitores uma leitura fácil de todo o conteúdo e os manterá por mais tempo no site.

Quando um artigo parece bom à primeira vista e é arejado, as pessoas o lerão mais rápido e assimilarão as informações ao mesmo tempo. Quando um artigo está congestionado, parece mais longo do que realmente é e desencoraja as pessoas a tentarem.

Adicionar atalhos

Em um artigo otimizado para SEO, certifique-se de oferecer às pessoas a chance de pular para as partes que acham mais interessantes. Adicione um índice no início da postagem para que os leitores possam clicar e pular diretamente para onde desejam ler.

Às vezes, as pessoas acessam um site não porque desejam ler um conteúdo completo, mas porque estão pesquisando rapidamente por determinadas informações e, portanto, o restante do artigo não é relevante para elas naquele momento. Se eles puderem mudar para a parte onde podem encontrar o que precisam, esse é realmente um recurso útil.

O mesmo vale para a conclusão. Depois de um longo artigo que as pessoas podem não ter lido inteiramente, é bom escrever um resumo das conclusões que ficarão com seus leitores depois que eles saírem do site.

Atualize o artigo regularmente

Depois de publicar um grande artigo em seu site ou blog, a manutenção continua. Como mencionei antes, a vantagem do conteúdo de formato longo é que ele tem a característica de permanecer perene. Mas isso não acontece por si só. Você precisa verificá-lo regularmente para ver se os fatos que você informou ainda estão disponíveis e atualizados.

Se as pessoas entrarem na postagem no momento e virem referências a coisas que estavam em alta há sete anos, elas se recuperarão porque essas informações perderam seu valor há muito tempo. Portanto, você precisa verificar e editar artigos extensos de tempos em tempos, talvez uma ou duas vezes por ano para se manter atualizado com as mudanças que acontecem no mundo.

Comece a criar mais conteúdo de formato longo hoje

Embora não haja nada de errado com o conteúdo curto, se você deseja ganhar autoridade e confiança, você precisa de um conteúdo otimizado para SEO que seja educacional e valioso para as pessoas, não apenas no momento da escrita, mas também por muitos anos se você atualizá-lo em um regularmente.

Como essa peça é mais difícil de montar, você pode construir uma estratégia de conteúdo que alterne artigos longos e curtos para preencher as lacunas. Dessa forma, você será mais ativo no seu blog e obterá tráfego constante. Mas você precisa de conteúdo de longo prazo para estabelecer um público de longo prazo.

Para recapitular, aqui está o que você precisa fazer para criar conteúdo de formato longo:

  • Encontre um tópico e o formato certo para ele
  • Segmente um público-alvo e estabeleça uma meta
  • Escreva a estrutura do artigo
  • Planeje a pesquisa minuciosamente
  • Use estatísticas e fatos reais
  • Inclui recursos visuais (imagens, gráficos, infográficos, tabelas)
  • Use títulos e elementos de design
  • Adicionar atalhos (lista de conteúdos)
  • Atualize o artigo anualmente