Nos últimos anos, tive a oportunidade de atuar como diretor de marketing em grandes projetos em escritórios de advocacia. Nos últimos 8 anos, tive o privilégio de trabalhar com advogados e escritórios de advocacia por meio de minha empresa, DMX Consultoria Digital, em tudo, desde coaching de marketing de advogado individual, a prática e crescimento do grupo da indústria, a atividades que beneficiam toda a empresa (desenvolvimento de website , branding , direitos autorais, redação de blogs , SEO para escritórios de advocacia , estratégias de comunicação , estratégias digitais e de mídia social e muito mais). Particularmente, gosto de trabalhar com escritórios de advocacia em estratégia de marketing, um processo que culmina em um plano estratégico de marketing de escritório de advocacia abrangente. Este guia cobrirá:
O que é liderança inovadora? É quando empresas como a nossa colocam nossos contratos pagos de lado e estabelecem a meta de criar O recurso definitivo sobre marketing de escritórios de advocacia, demonstrando por nossa liderança inovadora que conhecemos nossas coisas!
Esta página foi projetada para fornecer uma cartilha de marketing jurídico para escritório de advocacia, para você como advogado individual e para todo o seu escritório de advocacia. O marketing jurídico é interpretado de muitas maneiras diferentes, dependendo do que uma determinada empresa está vendendo. Em outras palavras, as agências de publicidade dirão que fazem estratégias de marketing de advogado, mas o que realmente fazem é ajudar seus clientes a colocar anúncios pagos. Uma empresa de relações públicas dirá que faz marketing, mas sua missão principal é conseguir colocações, artigos, entrevistas e outras formas de relações públicas para seus clientes de escritórios de advocacia. Embora publicidade e relações públicas sejam componentes de um plano de marketing de escritório de advocacia, eles são apenas duas das muitas ideias de marketing jurídico estratégico que os escritórios de advocacia precisam se concentrar para gerar novas receitas. Na verdade, para tornar esse conceito mais fácil para os advogados, há muitos anos, criei uma base para a estratégia de marketing de cada advogado e escritório de advocacia, chamada MÉTODO LITERIS.
Os Quatro Pilares do Marketing criam um conceito para os planos de marketing de advogados e escritórios de advocacia. Os Quatro Pilares fornecem uma estrutura na qual advogados e escritórios de advocacia podem desenvolver suas estratégias de marketing para escritórios de advocacia. Os Quatro Pilares do Marketing são:
Provavelmente 80% de sua receita este ano virá de clientes existentes e fontes de referência. Sabendo disso, faça do processo de retenção e crescimento desses relacionamentos uma prioridade máxima em seu plano de marketing de escritório de advocacia. Especificamente:
A maioria dos advogados reconhece a importância de ter um plano estratégico para o desenvolvimento dos negócios. Os advogados que contam apenas com os clientes existentes e com os novos assuntos que eles geram, provavelmente verão uma redução na receita com o tempo. O desenvolvimento de negócios para advogados envolve a identificação de clientes e fontes de referência com os quais você gostaria de trabalhar e a implementação de estratégias para construir novos relacionamentos e atrair novos negócios para o seu escritório de advocacia. Considere o seguinte:
Existem muitos escritórios de advocacia em seu estado que oferecem serviços semelhantes aos que você oferece. Então, como você se separa do grupo e se destaca? Você precisa ter algumas estratégias de marketing de escritório de advocacia destinadas a aumentar o reconhecimento de seu nome no mercado, incluindo:
Uma das melhores maneiras de ficar na frente de seus melhores clientes e fontes de referência é enviar uma série de comunicações direcionadas que “falam” a grupos específicos de clientes ou fontes de referência. NÃO estou falando sobre o “boletim informativo da empresa”. Geralmente, eles não funcionam. O que estou falando inclui:
Não me pergunte por quê, mas a maioria dos advogados acha que marketing é propaganda. Você sabia que foi nos EUA em 1979 que a famosa Decisão Bates (Bates v. O Estado do Arizona) permitiu que dois grupos de profissionais fizessem propaganda: advogados e médicos. Quem você acha que se envolveu com a publicidade de forma mais eficaz? Ao observarmos as estratégias de marketing de advogados, especialmente as práticas recomendadas em marketing jurídico, é importante entender realmente a diferença entre vendas e marketing em um ambiente de escritório de advocacia.
Marketing é tudo o que você e sua empresa fazem para comercializar a empresa e suas áreas de atuação. O marketing tem a ver com as MENSAGENS que você divulga no mercado sobre quem você é, o que faz e o valor exclusivo que sua empresa oferece.
Os esforços de marketing geralmente beneficiam todos os advogados de um escritório de advocacia, não o advogado individualmente. O marketing de escritórios de advocacia inclui tudo acima, de sites e mídia social a esforços de blogs, comunicações com clientes, branding e relações públicas de escritórios de advocacia . O marketing suaviza o mercado para que clientes em potencial e fontes de referência e indicações conheçam a empresa. Quando o mercado conhece seu escritório de advocacia e sua marca, fica muito mais fácil para a próxima tarefa – realizada 100% pela força de vendas -, os advogados.
Bem – eu discordo. Advogados que não são capazes de construir relacionamentos, inspirar confiança e fazer com que os clientes respondam “sim!” terá um tempo difícil na prática privada de direito. Então, vamos definir o tom aqui antes de você parar de ler!
O marketing, como estabelecemos, diz respeito às mensagens que você cria no mercado. Felizmente para os advogados, as vendas são sobre as PERGUNTAS que você faz. Você é um advogado, você é excepcional em fazer grandes perguntas. Geralmente, a maioria dos advogados pensa que as vendas são sobre a música e a dança que eles acham que devem representar, porque são incríveis, os melhores, não há ninguém como eles…. Etc. Não é assim.
A melhor maneira de conquistar e influenciar clientes em potencial e fontes de referência e indicações é entender completamente sua situação, fazendo perguntas estratégicas pontuais sobre eles. Quando você faz perguntas, está no controle da conversa. Você também está mostrando que advogado atencioso e preocupado você é.
É raro um cliente apresentar a você uma questão jurídica completa. A maioria dos clientes conhece os sintomas de sua situação, mas não a causa. É seu trabalho, por meio das estratégias de vendas do advogado (ou seja, fazer perguntas), descobrir como os sintomas levam a uma causa muito mais profunda. Essa causa é provavelmente o assunto ou caso que você pode ajudar o cliente a resolver.
Para resumir, você precisa de marketing e vendas para construir um escritório de advocacia de sucesso. Mas lembre-se:
Se você investir em marketing ( publicidade , por exemplo) e esperar que o telefone toque, você gastará uma quantia de dinheiro proibitiva. Sem nenhum esforço de vendas e relacionamento para alavancar as receitas, você acabará gastando muito dinheiro e não gerando muitos novos negócios.
Se você é um guru de construção de relacionamentos e opta por renunciar às melhores práticas de marketing para advogados (como um ótimo site, mídia social, postagens de blog, comunicações), seus esforços podem cair em ouvidos surdos. As pessoas não conhecerão você ou sua empresa. Você não terá a credibilidade necessária para fechar novos negócios. Os dois cenários acima resumem por que advogados e escritórios de advocacia precisam de vendas e marketing para ter sucesso.
Advogados e escritórios de advocacia precisam de vendas e marketing para ter sucesso.
Adelí Mateus – CEO Advosite
Se você supervisiona o marketing de seu escritório de advocacia, é provável que o comitê de gestão, o conselho ou seus colegas sócios vejam o valor de criar um plano de marketing estratégico para seu escritório de advocacia. Um plano de marketing estratégico para um escritório de advocacia fornecerá um roteiro para o crescimento futuro do escritório. Ele irá reiterar quais áreas a empresa deseja crescer e outras que pode querer contrair. Como conhecemos o ditado: se você embarcar em uma jornada sem um mapa, pode não chegar a lugar nenhum, muito menos a um destino desejado que você pode sentir à frente no nevoeiro. Um plano estratégico de marketing de escritório de advocacia irá beneficiar toda a empresa ao definir:
Então, para resumir, todo escritório de advocacia interessado em crescimento e prosperidade precisa de uma estratégia de marketing jurídico sob medida que inclui marketing de advogado individual, marketing de internet para escritórios de advocacia, estratégias de marketing online para advogados, SEO para escritórios de advocacia e até mesmo como incorporar vídeos em sites de escritórios de advocacia . Então, como podemos realizar tudo isso?
A primeira coisa que você precisa fazer é identificar objetivos específicos e mensuráveis para o crescimento de seu escritório de advocacia. Recomendo a criação de objetivos tangíveis para cada uma das sete áreas acima. Se você se lembra de seus cursos de marketing na faculdade, os objetivos de marketing precisam ser inteligentes:
Se os objetivos de marketing do seu escritório de advocacia vão significar alguma coisa, você precisa atribuir um tempo desejado para atingir a meta. Uma meta oportuna para um novo escritório pode ser iniciar o fluxo de caixa no final do primeiro ano; em seguida, crescer 10% a cada ano a partir de então.
Cada objetivo em seu plano de marketing de escritório de advocacia deve ser mensurável. Você deve ser capaz de dizer definitivamente: “Nós atingimos nosso objetivo!” porque, de fato, desenvolvemos cinco novos relacionamentos de fontes de referência.
Os objetivos do Marketing para escritórios de advocacia precisam ser alcançáveis. Se sua receita for de R$ 500.000, pode não ser realista definir sua meta de receita para o próximo ano em R$ 2 milhões. Uma maneira de definir uma meta de receita alcançável é revisar todos os seus contratos atuais com o cliente e atribuir a receita provável gerada este ano. Em seguida, crie uma meta de receita total que seja atingível; aquele que com empenho e muito trabalho, poderia realmente ser alcançado.
O que vai fazer que o objetivo seja atingível é garantir que seu objetivo seja realista. Não seria realista abrir um novo escritório em outro estado e definir uma meta de alta receita para esse novo escritório. Seria realista definir uma meta de receita para o novo escritório com base nos advogados trabalhando no trabalho em andamento desse escritório.
Se os objetivos de marketing do seu escritório de advocacia vão significar alguma coisa, você precisa atribuir um tempo desejado para atingir a meta. Uma meta oportuna para um novo escritório pode ser iniciar o fluxo de caixa no final do primeiro ano; em seguida, crescer 10% a cada ano a partir de então.
Eu sei que parece um pouco básico, mas se você pretende ter sucesso no marketing de seu escritório de advocacia, você precisa saber quem são seus públicos principais – aqueles grupos e pessoas para os quais você deseja, em última instância, apresentar suas mensagens de marketing. Aqui estão alguns exemplos de públicos-alvo que você pode incluir no plano de marketing do seu escritório de advocacia:
Todos nós sabemos que clientes satisfeitos provavelmente indicarão você a seus amigos e familiares. É importante manter a comunicação com seus clientes anteriores para mantê-los em mente – para que não se esqueçam de você. As maneiras de manter contato com clientes anteriores podem ser usando blogs, mídias sociais e comunicações direcionadas.
Como você está trabalhando com clientes, é importante oferecer um excelente serviço ao cliente. Muitos casos jurídicos duram um ano ou mais. Você tem uma grande oportunidade durante este tempo para se comunicar de forma proativa com este importante público-alvo. Este é o estágio em que você deseja comunicar pro ativamente o status do caso ou assunto do cliente e manter as comunicações abertas. Você também deseja retornar chamadas prontamente e tratar os clientes como gostaria de ser tratado.
Se você recuar, perceberá que muitos de seus clientes ou fontes de referência compartilham o mesmo setor. Por exemplo, se você é um advogado de família, pode receber muitas referências de profissionais de saúde mental. Existe toda uma indústria construída em torno do fornecimento de desenvolvimento profissional e outros programas educacionais para terapeutas e outros profissionais de saúde mental. Parte de seu plano de marketing como advogado de família deve ser encontrar terapeutas, falar para grupos que atraem terapeutas, publicar artigos em revistas lidas por terapeutas e, de outras maneiras, tornar-se um membro de destaque em sua indústria.
Não perca o contato com os advogados com quem você estudou direito! É muito provável que outros advogados acabem sendo uma fonte de referência importante para você. Por exemplo, se você pratica a lei de defesa criminal, muitos advogados farão referências a você quando seus amigos tiverem problemas. A maioria dos escritórios de advocacia maiores nem mesmo tem práticas de defesa criminal, então é importante construir relacionamentos com outros advogados participando de eventos de ordens de advogados e outras festas com foco em advogados.
Dê uma olhada em sua prática e considere outros grupos de profissionais que recomendam trabalhos para você. Você pode ser um advogado empresarial e confiar nas recomendações de contadores ou economistas. Você pode praticar o planejamento imobiliário e buscar referências de consultores financeiros. Ao considerar seus clientes de nível A, é importante pensar sobre quem são seus outros consultores. Considero essa estratégia “um para muitos”, pois uma fonte de referência nesta categoria pode fornecer um canal para centenas de clientes em potencial.
A melhor maneira de descobrir quem são suas melhores fontes de referência é examinar seus clientes nos últimos dois a três anos e determinar como cada cliente o encontrou. Quem os indicou a você ou ao seu escritório de advocacia? Cada vez que você abre um novo caso ou arquivo, considere incluir como o cliente o encontrou para que, nos anos futuros, você possa simplesmente executar um relatório em seu software de gerenciamento de prática para ver quem são suas melhores fontes de referência.
Lembre-se de que a mídia também é um público-alvo importante para você. Uma das melhores maneiras de desenvolver o reconhecimento do seu nome como advogado é aparecer na mídia, ser citado em reportagens, ser entrevistado na TV ou no rádio ou publicar um artigo em uma publicação lida pelo seu público-alvo principal. Fique de olho nas notícias nacionais e, se puder fornecer um ângulo local, acompanhe a mídia e mostre por que a história é importante não apenas nacionalmente, mas em seu mercado. Se você tiver uma ideia para um artigo, crie um esboço e entre em contato com o editor de uma publicação que alcance seu público-alvo. A cobertura da mídia fornece a credibilidade de terceiros que todo advogado precisa para construir o reconhecimento do nome.
Você quer expandir sua advocacia? O Advosite é uma Agência de Marketing Jurídico para advogados e escritórios de advocacia em todo o Brasil e Exterior. Adoraríamos aprender mais sobre seu escritório de advocacia e ajudá-lo a desenvolver clientes, expandir relacionamentos com fontes de referência, aumentar o reconhecimento de seu nome e comunicar-se com seus clientes e contatos de forma direcionada. Somos especializados em trabalhar com escritórios de advocacia e criar planos de marketing para escritórios de advocacia, estratégias de marketing digital para escritórios de advocacia, branding para escritórios de advocacia e desenvolvimento de sites, incluindo otimização de mecanismo de pesquisa para advogados. Entre em contato.
Descubra a diferença entre site e landing page neste guia completo. Entenda como cada um…
Desvende os mitos em torno do marketing jurídico com as experiências de Pedro Coutinho e…
Você já se perguntou por que os sites desenvolvidos para plataforma mobile são melhores que…
Os termos relacionados a oportunidades tributárias para clínicas médicas e odontológicas são bastante competitivos, pois…
Introdução: Em um mundo cada vez mais digital, a presença online tornou-se fundamental para profissionais…
Campanhas de anúncios para advogados podem ser bloqueadas pelo Google Ads por uma variedade de…